03/11/2025 13h47 - Atualizado em 03/11/2025 13h55

Caminhão com hidrojato reforça operações do SAAE  

Mais uma conquista para Alfredo Chaves: Assim pode ser definida a adesão do SAAE aos serviços de um caminhão de hidrojato, firmado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes).

O bairro Bela Vista(loteamento de casas populares), foi o primeiro a ser atendido,  na última quinta-feira(30/10), devido aos grandes problemas enfrentados pelos moradores com sumidouros entupidos e vazamentos de esgotos.

Seguindo um cronograma, o caminhão de hidrojato atendeu na sexta-feira(31/10), a rede de esgoto que corta a rua Cas Costa Pinto (próximo a Câmara de Vereadores), as galerias do bairro Portal dos Imigrantes, nas ruas Antônio Domingues de Souza, Arlindo Costa e Gênova, e mais galerias do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves.  

O veículo que possui um contrato de prestação de serviços com o município, firmado com o Cisabes, seguirá com a agenda de atendimentos predefinida pela direção do SAAE, conforme demandas.  Distritos do interior também serão beneficiados com os serviços de hidrojateamento.  

De acordo com o diretor-geral do SAAE, Alexandre Aboumrade, a adesão aos serviços do caminhão representa um marco importante, um compromisso com a saúde pública alfredense e a preservação do meio ambiente. “Ao desobstruir uma rede de esgoto, contribuímos para a diminuição do mau cheiro, minimizamos os riscos de proliferação de doenças e garantimos o descarte correto dos resíduos, protegendo nossa cidade e os recursos hídricos da nossa região”, finalizou.

Sobre o atendimento particular, já existe uma fila de espera, contudo é preciso abrir uma solicitação diretamente no Setor de Protocolo do Saae e aguardar atendimento. Para este serviço será cobrado uma taxa que ainda está sendo definida pela equipe jurídica da autarquia e em conformidade  com a  Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Aries).   

Caminhão de hidrojateamento: O veículo possui três eixos com bomba de alta pressão e/ou vácuo, capacidade de transporte de 12 mil litros de dejetos e um compartimento que leva até seis mil litros de água. Muito usado nas limpezas de tubulações e o transporte de resíduos, o caminhão é projetado para realizar ambos os serviços de forma simultânea ou isolada.

 

 Texto e foto: Luziane Souza